quarta-feira, 14 de abril de 2010

Reflexão 07/04/2010

CONHECENDO DEUS


“Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem”Jó 42:5.

As palavras de Jó no texto bíblico em destaque leva-nos a refletir sobre o que é conhecer alguém. Aqui, ele declara que não apenas ouviu falar sobre Deus, mas que teve com Ele um verdadeiro relacionamento.

Olhando mais detidamente para o relato de sua história, encontramos ali um homem com muitas riquezas materiais e com uma bela família constituída de mulher e vários filhos. Ele era conhecido no meio em que vivia como um homem temente a Deus e por isso, o diabo perante Deus duvidou de sua fidelidade sugerindo que Jó somente temia a Deus por ter de tudo, ser cercado e protegido, o que não aconteceria se isso lhe fosse retirado. Deus permitiu, então que o diabo tocasse o seu servo, em seus bens, família e até mesmo na saúde.

Assim, mesmo havendo Jó passado por várias provações, fazendo vários questionamentos e sendo acusado pelos amigos de estar em pecado, se manteve firme na fé. Deus, então vindo “conversar” com ele, mostra a sua grandeza presente na criação, natureza, céus, terra e mar. Diante dessas constatações o humilde servo reconhece sua falta de sabedoria e, o mais importante: que lhe faltava ter um relacionamento em profundidade com Deus.

Da mesma maneira também somos nós. Num determinado momento de nossas vidas percebemos a falta de alguma coisa. O que aprendemos através de outras pessoas não nos é suficiente para conhecer alguém. Conhecemos nossos pais através do convívio diário com eles percebendo suas qualidades e defeitos através dos quais podemos até descrevê-los.

Como então conheceremos a Deus? A resposta nos é dada por Jesus quando nos afirma que se o tivéssemos conhecido conheceríamos também ao Pai, instando-nos a crer nEle ao afirmar que Ele está no Pai e o Pai está nEle basta olhar para suas obras. Conhecendo a Jesus, conhecemos a Deus.

Tenhamos duas atitudes para conhecê-lO:

1 – Lendo a Bíblia onde vemos o relato de suas obras e seus ensinamentos;

2 – Orando, que é quando conversamos e nos relacionamos mais profundamente com Deus.

Jó precisava tanto quanto cada uma de nós precisa ter uma experiência pessoal com o Criador, não só de ouvir falar, mas andando com Ele e contemplando-O. Que durante nossa vida cultivemos essa expectativa, diariamente até tÊ-lo formado em nós como Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário